http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quinta-feira, 10 de abril de 2014

ATAQUES e EXPLOSÕES: Dificuldades de atendimentos aumentarão nos bancos do Interior

Quixadá > Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/Ce), Carlos Eduardo Bezerra, o quadro é de segregação dos mais humildes. Os bancos estão interessados somente em quem dá lucro para eles. Ao mesmo tempo minimizam despesas ao máximo possível. Não tem interesse em ampliar suas agências e muito menos em contratar mais bancários. Hoje, um caixa realiza em média de 300 a 400 autenticações de pagamentos por dia. Os atendimentos bancários, de linhas de crédito, por exemplo, são de 50 a 100 a cada dia de expediente, sobrecarregando o bancário.
Representando a Associação dos Bancos do Ceará (Abance), o diretor e advogado da entidade, Lúcio Paiva aponta como saída para o problema a criação de bancos regionais. Na análise dele o caos enfrentado nos atendimentos bancários no Interior está relacionado a redução de agências. Na década de 1970 havia no Estado mais de 40 cooperativas de crédito e cerca de 60 bancos, 15 deles eram regionais. Hoje, existem essencialmente apenas quatro, o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Itaú disponibilizando serviços e créditos. O Banco do Nordeste não entra na lista.
Tanto o Sindicato dos Bancários como a Associação dos Bancos, apontam como um grande gargalo do problema no Ceará, a falta de segurança. Os bancários correm risco de morte e os bancos acumulam prejuízos com a destruição de suas agências e seus equipamentos. As lotéricas e bancos postais também ficam no prejuízo quando são assaltadas. Virou rotina. Sem garantias e melhorias significativas, as dificuldades nos atendimentos tenderão a se agravar. Cada vez mais se afastarão das pequenas cidades e se concentrarão apenas nas metrópoles, onde houver mais garantias de segurança, explicam.
De acordo com levantamentos feitos pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, dos 19 ataques a bancos, em 9 deles foram usados explosivos destruindo agências, postos e caixas eletrônicos, outros 7 foram arrombados o restante, 3, foram assaltados. As cidades do Interior atacadas em 2014 foram Tejuçuoca, Redenção, Senador Sá, Novo Oriente, Guaramiranga, Altaneira, Jardim, Aratuba, Alto Santo, Paramoti, Palmácia e Apuiarés.
Representando a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, informou que o secretário Servilho de Paiva determinou a formação de uma Força Tarefa para combater o crime organizado, principalmente os ataques a bancos. O Ceará também acaba de firmar um pacto de cooperação com outros estados do Nordeste.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Dificuldades nos bancos são apontadas pelas categoriasMaterial copilado: Blog Sertão Central do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário