http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Agentes comunitários de saúde de Milhã passam por capacitação


Foi realizado nessa quinta feira, dia 10 de abril, na Casa do idoso um curso de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde do município de Milhã. 

A cidade é o primeiro município do Sertão Central a ser contemplado com esse curso do Projeto Caminhos do cuidado. 

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem com ênfase em saúde mental mais especificamente em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. 

Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.” 

Essa formação inova por ser dinâmica, já que oferece estratégias que possibilitam a esses atores da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário, sem excluir sob qualquer pretexto. Além disto, o trabalho se dá conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade local nas mais diferentes regiões do Brasil. 

Os agentes comunitários da Atenção Básica são atores importantes na integralidade do cuidado e na ampliação das possibilidades de atenção ao usuário. Não existe uma fórmula pronta para o cuidado. São processos, caminhos múltiplos como a diversidade, a complexidade social e cultural que atravessam as relações humanas frisou a Secretária da Saúde, Adriana. 

Essa capacitação foi uma parceria entre o Estado e a prefeitura de Milhã por meio da secretária de saúde local, tendo como tutores Diego Ponciano e Jamila. Por DivulgaMilhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário