
Segundo presidente da Comissão, deputado estadual Moisés Braz (PT), a audiência foi solicitada por meio de ofício pela Prefeito de Quixeramobim, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do município. Foram convidadas a participar as secretarias estaduais de Desenvolvimento Agrário (SDA) e de Agricultura e Pesca (Seapa), as superintendências do Banco do Nordeste (BNB) e do Banco do Brasil, Ematerce, SRH, Conab, Faec e Fetraece.
"A renegociação de dívidas rurais tem sido alvo de discussões por parte desta comissão nos últimos meses, e foi inclusive debatida no plenário da Assembleia pela comissão mista do Congresso que tratou da MP 707/2015. Como em outras regiões do Estado, o assunto aflige a milhares de produtores rurais de Quixeramobim e do Sertão Central, motivo pelo qual é importante a Assembleia discutir diretamente com os interessados o assunto", afirmou o deputado Moisés Braz.
SENADO - O Senado Federal aprovou na terça-feira, 17 de maio, a MP 707/2015, que trata sobre os condições para o refinanciamento de dívidas de produtores rurais. Os agricultores passam a ter mais prazo e desconto para quitarem débitos referentes ao crédito rural. A medida, que também trata da prorrogação do prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), consta do projeto de lei de conversão (PLV) 8/2016, decorrente da MP 707/2015, que agora segue para sanção presidencial.
A MP 707/2015 atende a antigas reivindicações dos pequenos produtores ao permitir o abatimento de grande parte das dívidas referentes ao crédito rural, e, em alguns casos, até mesmo a remissão integral da dívida. Os agricultores mais beneficiados pelos abatimentos são aqueles localizados dentro da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene): o Semiárido nordestino, o norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
A possibilidade de remissão integral se aplica apenas para as dívidas contraídas até o fim de 2006. Essa hipótese não constava do texto original do governo e foi acrescentada pelo relatório final da comissão especial que analisou a MP, de autoria do deputado Marx Beltrão (PMDB-AL).
Mais informações: Assessoria de Comunicação do dep. Moisés Braz (PT) - Marcel Bezerra - Fones (85) 99944-0369 / 99209-5252 (Whatsapp) / 3277-2972
Nenhum comentário:
Postar um comentário