http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Açude Jenipapeiro atinge o nível mais baixo de sua história e risco de colapso é iminente

Devido o baixo número de registro de chuvas nos últimos três anos na região nordeste, algumas cidades desta região estão sofrendo com a escassez de água. No Ceará, por exemplo, várias cidades já estão em estado de calamidade pública.

No município de Dep. Irapuan Pinheiro o causo também não é diferente, a situação do açude Jenipapeiro no distrito de Betânia, é preocupante e o risco de um colapso no sistema de abastecimento de água é iminente, se até meados de março, não houver registro de boas precipitações de chuva na região onde se localiza o reservatório. 

Responsável pelo abastecimento de água da Sede Municipal e distritos de Betânia, Aurora e comunidade rural de Cacimbinha, o açude Jenipapeiro, atingiu este ano o nível mais baixo de toda a sua história.

De acordo com o Sistema de Abastecimento Autônomo e Esgoto (SAAE), o Jenipapeiro tem hoje 14% do seu volume de armazenamento o que corresponde aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos de sua capacidade total.

O SAAE ainda alerta que a tendência é que o açude continue perdendo volume sem perspectivas de recargas até que se inicie definitivamente o período invernoso, já que as chuvas não começaram na região onde se localizam o reservatório. O racionamento d’água a pouco mais de dois meses já vem sendo realizado.

De acordo com o Diretor do SAAE, Wíres Severo, esta é a primeira vez que o Jenipapeiro registrou seu menor nível, em toda sua história, quando o Estado vivencia uma de suas maiores secas e o manancial chega aos 14% de capacidade. Nesse momento, a Sede Municipal, os distritos e as comunidades abastecidos pelo reservatório estão enfrentando racionamento.

Segundo Wíres, até o mês julho o Jenipapeiro vinha se mantendo com volume de até 19%, mas começou a perder com mais rapidez no mês de setembro, quando acabou o período chuvoso na região. Diante da redução drástica de água, o SAAE já realiza a mais de dois meses atrás os serviços de racionamento. 


O diretor do SAAE Wíres Severo faz um apelo a população para que evite desperdiçar a água, mas que faça uso do líquido tão escasso na região de forma racional. O Açude Jenipapeiro é responsável por garantir o abastecimento de uma população superior a 1.471 famílias, e tem  uma função importante na economia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário