http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Governador entrega 22 ambulâncias e amplia atendimento do SAMU

banner samu3Às 14h desta segunda-feira, 9, o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, farão a entrega de 22 novas ambulâncias para aumentar a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Ceará Polo I.  Com a renovação e ampliação da frota de ambulâncias, aumenta de 47 para 79 o número de municípios atendidos pelo SAMU Ceará Polo I. Das 22 ambulâncias, 4 são avançadas, com UTIs móveis, e 18 são básicas.

Os 79 municípios atendidos pelo SAMU Ceará Polo I
A entrega das ambulâncias contemplará os municípios de Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro. Com a frota ampliada, o SAMU Ceará Polo 1 passa a dar cobertura aos municípios de 10 regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central, dando cobertura a 2.928.885 habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do interior do Estado. 
mapa samu polo1A exceção é Fortaleza, que tem SAMU próprio. A universalização da cobertura promovida pela Secretaria da Saúde do Estado se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri, com cobertura de 1.516.626 habitantes de 49 municípios, prevista para o primeiro bimestre do próximo ano, com a chegada das ambulâncias do Ministério da Saúde.

Transporte sanitário
O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias, o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção e pagamento e formação dos profissionais, e ainda aquisição de material médico hospitalar, e os municípios ajudam na manutenção das bases de apoio onde ficam as ambulâncias. O SAMU significa transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento do SAMU é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios. Em casos de informações e reclamações os usuários devem ligar para o 0800 023 2233. A ligação é gratuita.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Nenhum comentário:

Postar um comentário