http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SOLONOPOLE NÃO Organização premia 26 prefeituras por boa gestão da merenda escolar

Ministra Tereza Campello participou, nesta segunda-feira (9), da cerimônia promovida pela ONG Ação Fome Zero
 
Brasília, 9 – Valorizar a agricultura familiar e a eficiência em educação alimentar e nutricional são alguns dos objetivos do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013, promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participaram nesta segunda-feira (9) da cerimônia de entrega do prêmio a 26 prefeituras que alcançaram bons resultados na gestão da merenda escolar.

Em sua décima edição, o prêmio é um reconhecimento das experiências exitosas das prefeituras na alimentação escolar. A ideia é que as boas práticas possam servir de referência para outros municípios do país. Além da agricultura familiar e da eficiência em educação alimentar e nutricional, os municípios foram premiados nas categorias de valorização profissional das merendeiras, participação social e merenda indígena e quilombola. Também foram premiados municípios que utilizam produtos orgânicos e da sociobiodiversidade na alimentação escolar.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, avalia que a alimentação adequada, sobretudo na primeira infância, é muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, refletindo diretamente no aprendizado. Para a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que representou a presidenta Dilma Rousseff no evento, o prêmio é um indutor de boas práticas. Ela disse ainda que educação de qualidade e alimentação saudável são, sem dúvida, atividades fundamentais para o futuro do país.

O presidente do comitê gestor da Ação Fome Zero, Antoninho Trevizan, avalia que o prêmio desempenha papel decisivo para os municípios. “O processo de educação se dá, primeiro de tudo, na alimentação. Quando se está bem alimentado, tem-se as condições de aprender matemática, geografia e história”, observa. Além disso, ele aponta que o reconhecimento estimula os gestores a buscar a integração da agricultura familiar à rede de alimentação escolar, o que contribui para a inclusão produtiva dos produtores e fomenta a economia local.

“Esta é uma iniciativa importante, que valoriza vários aspectos, entre eles a boa gestão do programa, a compra local da agricultura familiar e também, e mais importante, a alimentação saudável, com a premiação da compra de produtos orgânicos nesta edição”, elogia o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

Seleção – Ao todo, 899 municípios se inscreveram nesta edição do Prêmio. Após uma primeira avaliação, 54 deles receberam os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e funcionários da Ação Fome Zero para verificar os dados informados no formulário de inscrição.

Entre as questões decisivas para o destino dos prêmios estavam os aspectos nutricionais da alimentação escolar servido no município, educação alimentar e nutricional, compra de produtos da agricultura familiar, atuação dos conselhos de alimentação escolar, valorização dos profissionais das cozinhas escolares e questões referentes à alimentação indígena e quilombola, no caso dos municípios com escolas voltadas a esse público.

O município de Vila Nova do Piauí (PI) foi o primeiro no estado a receber a premiação. O município foi agraciado duas vezes nesta edição: uma por eficiência e educação alimentar e nutricional e uma menção honrosa por utilizar produtos orgânicos e da sociobiodiversidade. O prefeito, Arinaldo Leal, afirma que o município procura valorizar a produção local na compra dos alimentos da merenda escolar. “Tentamos comprar o máximo que podemos da agricultura familiar, fazer com que as merendeiras procurem fazer com o mesmo carinho que fazem em casa, não apenas do ponto de vista do sabor, mas também da higiene, acondicionamento dos alimentos. Cuidamos de todo o processo para que nossas crianças tenham merenda saborosa e de boa qualidade nutricional”, comemora.

Além de Vila Nova do Piauí, a lista dos municípios premiados inclui Aiuaba (CE), Alto Garças (MT), Alto Taquari (MT), Aracruz (ES), Belém (PA), Brasilândia do Tocantins (TO), Brusque (SC), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Cacoal (RO), Correia Pinto (SC), Dracena (SP), Guarantã do Norte (MT), Iguatu (CE), Olho D’Água do Borges (RN), Paragominas (PA), Paraíba do Sul (RJ), Presidente Dutra (BA), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Santa Terezinha (SC), São Domingos (SC), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), São Lourenço do Sul (RS), Tangará da Serra (MT) e Teutônia (RS).

Sobre a organização – A Ação Fome Zero é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e representa uma aliança de empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento social sustentável do país. Sua missão é amparar e estimular ações e políticas integradas que viabilizem a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. O projeto Gestor Eficiente da Merenda Escolar promove ações para garantir que o dinheiro público destinado à alimentação escolar seja efetivamente gasto em alimentos de boa qualidade, com regularidade e em quantidade necessária ao desenvolvimento físico e intelectual dos alunos do sistema público de ensino.
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário