http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Saúde: 22 novas ambulâncias vão reforçar SAMU no Ceará

samudestaque“Já estão a caminho do Ceará, mais 143 ambulâncias. Com isto, conseguiremos cumprir a universalização do SAMU no Estado, uma das metas de formar no Ceará, a melhor rede pública de saúde do Brasil”. Com estas palavras, o governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Saúde, Ciro Gomes, entregou, na tarde desta segunda-feira (09), no Palácio da Abolição, 22 novas  ambulâncias, que contemplarão o atendimento emergencial em Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro (SAMU Ceará Polo I). Com estas aquisições, a cobertura estadual dá um salto quantitativo, passando de 47 para 79 municípios, o que representa 48,8% da população do Interior. Destas 22 ambulâncias, quatro são avançadas, com UTIs móveis, e 18 são básicas.

Segundo Cid Gomes, a universalização do SAMU, juntamente com a implantação das unidades de saúde em todo o Estado, fazem parte de um compromisso do Governo com a população, de descentralizar e desafogar o atendimento em saúde. “O colapso na saúde é causado com o atendimento centralizado. Com a implantação dos hospitais regionais nas macrorregiões e uma rede de unidades de saúde ao redor desses hospitais, como os CEOs, as Policlínicas e as UPAs, o atendimento em saúde já apresenta uma sensível melhora. Só pra termos ideia, em todo o Ceará, no ano de 2006 foram realizados 9 mil exames de mamografia. Somente de janeiro a outubro de 2013, já foram registrados mais de 130 mil exames. Com a ampliação das policlínicas esse número vai mais que dobrar”, enfatizou o Governador.

samudentro3Atualmente, estão em funcionamento em Fortaleza seis Unidades de Pronto Atendimento. De acordo com o Governador Cid Gomes, até o meio de 2014 serão 12 unidades em funcionamento na capital. “Somente nas seis unidades existentes em Fortaleza, já foram contabilizados quase um milhão de atendimentos à população”, concluiu Cid.

Os 79 municípios atendidos pelo SAMU Ceará Polo I

samudentro2O SAMU Ceará Polo 1 passa a dar cobertura aos municípios de 10 regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central, dando cobertura a 2.928.885 habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do interior do Estado.  A exceção é Fortaleza, que tem SAMU próprio. A universalização da cobertura promovida pela Secretaria da Saúde do Estado se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri, com cobertura de 1.516.626 habitantes de 49 municípios, prevista para o primeiro bimestre do próximo ano, com a chegada das ambulâncias do Ministério da Saúde.

Transporte sanitário

samudentro4O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias, o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção e pagamento e formação dos profissionais, e ainda aquisição de material médico hospitalar, e os municípios ajudam na manutenção das bases de apoio onde ficam as ambulâncias. O SAMU significa transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento do SAMU é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

samudentro5O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios. Em casos de informações e reclamações os usuários devem ligar para o 0800 023 2233. A ligação é gratuita.

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador Domingos Filho; o presidente do Conpam, Bruno Sarmento; o diretor do SAMU Polo I, Fabrício Augusto; a prefeita de Fortim e presidente da Aprece, Adriana Pinheiro; o superintendente das Redes de Unidade de Saúde do Estado, Lineu Jucá; os deputados federais Chico Lopes e Artur Bruno, o deputado estadual Mauro Filho e os secretários chefes da Casa Militar, coronel Brasil, e do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, e vários prefeitos dos municípios beneficiados.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado.
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário