http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 2 de abril de 2013

Modelo de Educação do Ceará inspira Governo Federal, afirma Dilma Rousseff

image
A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes inauguraram, na noite desta terça-feira (02), a 91ª Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará. A EEEP Jaime Alencar de Oliveira é a  18ª construída em Fortaleza. Para a construção do equipamento foram investidos R$ 7,6 milhões, com recursos dos Governos Federal e Estadual.  As EEEPs ofertam 54 cursos profissionalizantes em todo o Ceará. A unidade recém-inaugurada, com capacidade para 540 alunos, oferece os cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo, Desenho de Construção Civil, Eletromecânica e Informática. Em todo o Estado, 15 mil alunos já concluíram o ensino profissionalizantes, abrangendo 74 municípios. Para o estágio obrigatório (supervisionado), o Governo do Estado conta com a parceria de 1.500 empresas.

Em seu discurso, a presidenta Dilma fez questão de cumprimentar o governador Cid Gomes pela boa parceria que têm construído ao longo dos anos e reforçou a educação como principal pilar do seu governo. "O maior compromisso do meu governo é o compromisso com a educação, porque é um compromisso com as pessoas. Queremos garantir ao conjunto de crianças e jovens desse país, um bom acesso à educação, para que possamos construir uma nação mais igual. Eu defendo que os royalities do petróleo deveriam ser revertidos todos para a educação. As pessoas precisam de iniciativas assim para desenvolver mais esse país. Por isso, me orgulha estar no Ceará, porque aqui existe um governo comprometido com a educação", disse a presidenta.

Segundo Dilma Rousseff, o Ceará é um Estado que inspira o Governo Federal, com seus programas educacionais. "O Governo Federal adotou um modelo parecido com o programa Alfabetização na Idade Certa, que é uma das melhores práticas do país em educação. Eu quero que essa forma que o Ceará organiza o ensino médio com o profissionalizantes seja levado para todos os rincões desse país. E é isso que o ministro Aloísio Mercadante tem feito no meu governo", completou.

A presidenta elogiou a marca das 91 Escolas Profissionalizantes construídas no governo Cid. "Essa marca só demonstra o esforço que o governo tem tido com o programa educacional", afirmou. "Quero destacar que estou numa escola que eu nunca tive acesso na minha época. Estamos num lugar que é exemplo para todo o Brasil. Quero lembrar a todos que não devemos nem precisamos ser todos iguais, mas temos que ter oportunidades iguais. E educação é oportunidade", concluiu.

Dilma escola1
O ministro Aloizio Mercadante, titular da pasta da Educação, enfatizou a educação como um ponto crucial para desenvolver o Brasil. "Seremos um país realmente desenvolvido se universalizarmos a educação de qualidade. A presidenta e o governo têm essa preocupação, de colocar a educação no topo das suas prioridades. Aqui no Ceará, nós temos 2.739 escolas em tempo integral. E eu gostaria de anunciar a medida da presidenta Dilma a partir de 2013, de disponibilizar 50% das vagas das universidades públicas para estudantes provenientes de escolas públicas.

O governador Cid Gomes reforçou o discurso da presidenta Dilma e do ministro daEducação, citando a educação como "o melhor caminho para desenvolver esse país. As escolas de Educação Profissional são também uma forma de possibilitar a inclusão social e no mercado de trabalho dos estudantes menos favorecidos", completou.

Na ocasião,  foram entregues ainda 14 ônibus escolares para as prefeituras dos municípios de Acaraú, Arneiroz, Banabuiú, Barreira, Boa Viagem, Cascavel, Quiterianópolis, Quixadá, Sobral e Solonópole. Os prefeitos receberam as chaves das mãos da presidenta Dilma, do governador Cid Gomes e do ministro da Educação.

As Escolas Estaduais de Educação Profissional

Nestas escolas, os cursos ofertados têm duração de três anos e o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. O aluno permanece das 7 horas às 17 horas, com aulas das disciplinas do currículo do Ensino Médio e do curso que escolheu. Lá fazem três refeições diárias, recebem livros didáticos e técnicos, além do apoio permanente à aprendizagem e à formação.

Dilma escola2
Com 12 salas de aulas, a estrutura de 5.577,39 metros quadrados é constituída de auditório para 200 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes terão ainda Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Para fortalecer o esporte e a cultura locais, o espaço vai dispor de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

As Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a ser implementadas, em 2008, pelo Governo do Estado, com o compromisso de promover a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. Assim, o jovem cearense recebe a aprendizagem que o habilitará numa profissão técnica, além de uma vivência de cidadania e de protagonismo juvenil. A matrícula atual reúne 30 mil estudantes.

Participaram da solenidade os ministros Leônidas Cristino, dos Portos; Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário; Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional e Antônio Andrade, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o você-governador Domingos Filho; o prefeito Roberto Cláudio, de Fortaleza; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante; os deputados federais Artur Bruno;  Eudes Xavier; Edson Silva; José Ayrton Cirilo; João Ananias e Chico Lopes.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário