http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cogerh participa de reunião para detalhar liberação do açude Riacho do Sangue

Cogerh participa de reunião para detalhar liberação do açude Riacho do SangueAudiência pública realizada na Câmara Municipal de Jaguaretama esclareceu detalhes operacionais da liberação de água do reservatório.
Na manhã da última segunda-feira(28), o Coordenador Técnico da Gerência Regional da Cogerh em Limoeiro do Norte e gerente em exercício, Hermilson Barros de Freitas, esteve reunido com parlamentares do município de Jaguaretama para esclarecer sobre a liberação da água do açude Riacho do Sangue e a irregularidade do abastecimento na sede municipal.
Presidida pelo Vereador Rubens Glauco Pinheiro Costa, a reunião teve por objetivo questionar as ações desenvolvidas pelo governo do estado para resolver o problema do abastecimento municipal, assim como as atividades desenvolvidas pela Cogerh, DNOCS e Cagece.
Representando a Cogerh na audiência, Hermilson Barros destacou os efeitos da estiagem que afeta o estado do Ceará, considerada pela Organização das Nações Unidas - ONU como a pior seca dos últimos 50 anos. Além disso, o Coordenador Técnico fez um resgate da reunião de alocação negociada de água realizada em junho deste ano, na Comunidade de Pasta, em Solonópole. Naquela oportunidade, o açude Riacho do Sangue encontrava-se na cota 112,64m, com o volume de 22,66 hm³, cerca de 37% da capacidade total de acumulação, que é de 61,42hm³.
Diante dos cenários de liberação apresentados na reunião de junho, ficou decidido que a vazão de 150 l/s atenderia aos usos de jusante, com algumas ressalvas, não deveria haver incremento de áreas irrigadas e que o leito deveria ser desobstruído pelos irrigantes e pelos dois municípios: Solonópole e Jaguaretama.
Em encontro anterior, dessa vez com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe, foi reavaliada a decisão anterior de 150 l/s. A nova decisão foi de que a vazão necessária para atender todas a demandas instaladas no Riacho do Sangue para o segundo semestre de 2013 seria de 200 l/s. Para garantir segurança hídrica à população atendida pelo riacho (operação 2013-2014), a Cogerh simulou um cenário no qual seriam liberados cerca de 3,6 milhões de m³ de água do açude Riacho do Sangue, volume suficiente para garantir o abastecimento de Jaguaretama até 01 de janeiro de 2014 e para manter uma reserva no reservatório de 12,1 milhões de m³, cerca de 20% da capacidade total de armazenamento, mesmo considerando que o reservatório não receba recarga no ano de 2014.
Durante toda a reunião, o Coordenador Técnico e Gerente em exercício da Cogerh em Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, enfatizou que a Companhia, através dos seus diretores e técnicos envolvidos na liberação da água do açude, não medirá qualquer esforço que seja necessário para normalizar o abastecimento hídrico do município de Jaguaretama. Caso seja necessário, a Cogerh desenvolverá ações fiscalizatórias e utilizará equipamentos para desobstruir o riacho.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Leonardo Meireles E. de Souza
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh
Fone: + 55 85 3218.7024 / 3218.7025
ascom@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook: https://www.facebook.com/Cogerh

Nenhum comentário:

Postar um comentário