http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MAIS MÉDICOS 170 profissionais chegam aos municípios do Interior


Em nova fase, médicos estrangeiros são destinados às regiões para fortalecer o atendimento dos PSFs.

Iguatu. Na segunda etapa do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, 170 profissionais chegaram a 103 cidades do Interior do Ceará. Outros 42 vão trabalhar na Capital. O Ceará é o Estado que mais recebeu médicos do programa. Inicialmente, as equipes participam de reuniões de conhecimento do sistema local de Saúde, visitam as Unidades de Atenção Básica (UBS) onde vão atender à população e definem locais de moradia e transporte. Inicialmente, os novos médicos participam de reunião de técnica Foto: Honório Barbosa.


O cronograma de trabalho segue definição de cada Secretaria de Saúde do município, mas a maioria dos profissionais que começou a chegar às cidades nos últimos dois dias somente vai atender à população a partir da próxima semana. "É um período de adaptação e conhecimento", explicou a coordenadora de Atenção Básica de Iguatu, Solange Queiroz.


Na manhã de ontem, quatro médicos cubanos e um mexicano chegaram a Iguatu e estiveram reunidos na Escola de Saúde Pública local. A expectativa de início de atendimento foi apresentada pelo médico, Alejandro Cortés, mexicano, em uma letra de música em que enaltece o sonho de Bolívar de união entre os povos latinoamericanos, dos médicos do mundo e esforço do governo federal em ampliar a assistência de atenção básica de Saúde.


O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que solicitou a vinda de mais dez médicos do programa. "O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população e, para isso, estamos investindo na melhoria das unidades de saúde com serviços de reforma e ampliação", frisou. "Temos 25 equipes e precisamos aumentar a oferta dos serviços de atenção básica".

Dos quatro médicos cubanos que vieram para Iguatu, três são mulheres (Dália Domingues, Damaris e Dália Moreno) e Damião Fernandez que deixaram famílias em Cuba. Eles já têm experiência em trabalhos de assistência básica em países da América do Sul e na África. "Nós viemos para atender a população carente, trabalhar com dedicação e trazer a nossa experiência", disse Dália Dominguez.


O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro de Andrade, fez uma análise positiva do programa. "A população e os gestores municipais que receberam os profissionais na primeira etapa estão muito satisfeitos e o programa está avançando", observou. Ele disse que a prioridade do Ministério da Saúde é atender inicialmente os municípios que têm 20% da população em extrema pobreza e piores indicadores de saúde. "Enquanto houver brasileiros sem médicos, vamos continuar trazendo profissionais de outros países".


Vale do Jaguaribe Três médicos cubanos chegaram ao município de Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, na tarde da última segunda feira, para participar do Programa Mais Médicos. Os profissionais estão, no momento, conhecendo os locais de trabalho e deverão iniciar o trabalho na próxima semana. O município já conta com duas médicas cubanas desde setembro. A secretaria de Saúde de Morada Nova solicitou 11 profissionais.


Médicos cubanos foram recepcionados em diversas cidades da região Norte, ontem, dentre elas, Cruz e Camocim, no litoral. Esta recebeu três profissionais. "Hoje as 15 equipes do Programa Saúde da Família ficam completas, mas a demanda não acabou no município", disse o secretário de Saúde de Camocim, Márcio Pereira da Silva. "A população está com boas expectativas", avaliou.

Municípios da região dos Sertões de Crateús e Inhamuns foram beneficiados com profissionais do Programa Mais Médicos. O primeiro foi Quiterianópolis que recebeu dois médicos no início de setembro e ontem recebeu mais dois profissionais. "Passamos de quatro para sete equipes de PSF", frisou a secretária de Saúde, Rita Cavalcante.


O município de Tauá recebeu três médicos cubanos nesta segundo etapa. Os profissionais já estão atendendo desde segunda-feira passada. Crateús foi beneficiado com três profissionais oriundos de Cuba. Eles irão trabalhar a partir da próxima semana junto aos pacientes.

A região do Sertão Central foi uma das mais beneficiadas na 2ª etapa do programa Mais Médicos no Ceará. A 8ª Célula Regional de Saúde (Ceres) não recebeu a relação dos médicos estrangeiros, na maioria cubanos, e nem quais cidades estão sendo contempladas. Todavia conforme a coordenadora regional da Ceres, Benedita de Oliveira, Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Solonópole, Piquet Carneiro e Deputado Irapuan Pinheiro são alguns dos municípios beneficiados. As caravanas dos Municípios estão indo buscar os novos médicos diretamente no aeroporto. O contato é feito através do Ministério da Saúde.


Reconhecimento De acordo com a secretaria de Saúde de Quixadá, Aída Magalhães, o município está sendo beneficiado com quatro médicos, todos cubanos. Três deles, com especialização em clínica geral, chegaram nesta terça-feira. Ontem, estavam fazendo o reconhecimento dos postos de saúde onde vão trabalhar, nos distritos de Califórnia, Várzea da Onça e Riacho Verde, áreas rurais consideraras com maior número de habitantes e também sem médicos nos Postos de Saúde da Família (PSFs). O atendimento ao público deverá ser iniciado na próxima segunda-feira, dia 11, conforme ressaltou a secretária de Saúde.

Em Piquet Carneiro, o próprio prefeito Expedito Nascimento foi quem recepcionou o médico que atuará naquele município. A recepção ocorreu na cerimônia realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, na cerimônia de apresentação dos profissionais do Programa Mais Médicos, realizada na segunda-feira. Ele representou a Associação dos Prefeitos do Ceará.


Três novos médicos cubanos chegaram ao município de Morada Nova na tarde da última segunda feira, na segunda etapa do Programa Mais Médicos, do governo federal. Os profissionais estão, no momento, conhecendo o dia-a-dia de seus locais de trabalho e deverão iniciar o trabalho na próxima semana.


A Secretaria Municipal de Saúde de Morada Nova solicitou junto ao programa federal o trabalho de 11 profissionais, que ajudarão a atender os 23 PSFs do município.


Mais informações

Escola de Saúde Pública do Ceará
(85) 3101. 1398; Secretaria de Saúde de Iguatu; (88) 3581. 1700
Secretaria de Saúde de Quixadá - (88) 3412.0788

Honório Barbosa e Alex Pimentel

REPÓRTER / COLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário