http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

domingo, 6 de outubro de 2013

Turismo no interior Casas religiosas são opção de hospedagem nas serras

Clima ameno, vegetação exuberante e, sobretudo, isolamento concorrem para atrair visitantes a conventos.
Quixadá. A clausura e os hábitos nos mosteiros, conventos ou simplesmente casas religiosas. São com esses atrativos que recantos antes restritos às comunidades de padres e freiras abriram seus portões e passaram a acolher visitantes nas serras cearenses, particularmente em Baturité e no Estevão, em Quixadá.

Na casa dos padres jesuítas, em Baturité, a atmosfera religiosa se mescla ao clima serrano, oferecendo alternativas para quem deseja repouso e sossego nos feriados e fins de semana fotos: antônio carlos vieira

A Escola Apostólica dos Padres Jesuítas, no Maciço do Baturité, é a edificação mais imponente, entre as casas religiosas. No passado, funcionou como noviciados dos religiosos da Companhia de Jesus. Atualmente, além de manter suas portas abertas para hospedagem, ainda reúne retiros espirituais mantidos pela Igreja Católica.

O lugar conta também com uma casa anexa, denominada de Caridade. Por ser um lugar ainda mais isolado, no passado seria como recanto "para as férias" dos jesuítas em formação.

A hospedagem é cobrada individualmente, incluindo o pernoite, café da manhã, almoço, jantar e ainda uma ceia.
FIQUE POR DENTRO
Acidente fez surgir o Mosteiro de Santa Cruz
O Mosteiro Santa Cruz foi erguido na Serra do Estevão, em Quixadá, graças a uma queda de cavalo de Dom Geraldo Van Caleon, Abade do Mosteiro de Olinda, em meados de 1889. De acordo com relatos históricos colhidos pelas irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, ele seguia ao Crato, acompanhado do jovem clérigo Maurício Prichzi, para fundar um novo convento quando sofreu o acidente, na localidade de Cachoeira, hoje cidade de Solonópole. Com a queda foi obrigado a hospedar-se em Quixadá. No período de enfermidade o vigário Antônio Lúcio Ferreira sugeriu ao abade conhecer a Serra do Estevão, onde por seu clima ameno, em plena caatinga, era um lugar ideal para a permanência segura e tranquila dos Monges Beneditinos.


Estevão

O Mosteiro Santa Cruz, na Serra do Estevão, na zona rural de Quixadá, reúne oito irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Segundo a administradora do mosteiro, irmã Oliva Pinho, muita coisa mudou desde a chegada das missionárias da sua Congregação à Serra do Estevão. O abrigo religioso destinado às religiosas, erguido no início da década de 1900, possui 16 cômodos. Até bem pouco tempo mantinha as portas fechadas a qualquer visitante. O público tinha acesso apenas ao outro vão, transformado numa pousada, e a capela, nas horas das celebrações das missas. Para realizar visitas, é preciso antes fazer um agendamento. Uma das irmãs recebe e acompanha o público.

As irmãs Blanda de Queiroz, coordenadora da Congregação, Gizeuda Mourão, Luci Fontenele, Antonia Marques, Eduarda Fonseca, Terezinha Parente, e Oliva Pinho dedicaram votos eternos. Todas já passaram dos 60 anos de idade. Irmã Oliva comemorou neste ano o jubileu de vida religiosa. São 50 anos dedicados à missão de Imaculada Conceição. Apenas a irmã Viviane, a mais jovem do grupo, com pouco mais de 30 anos, tem votos temporários.

Quanto ao mosteiro, é possível conhecer quase tudo. Nos salões do térreo, onde os jesuítas catequizam os jovens, ainda estão guardadas várias relíquias, mobiliários e documentos. Ao redor, é possível observar a mata nativa e um pouco mais distante, a vila dos moradores, a qual recebe o nome do grande benfeitor, dom Maurício. O prédio fica situado ao lado da Pousada São José. Na realidade, a congregação foi presenteada pela abadia beneditina. Em setembro de 1915, os frades se retiraram da Serra do Estevão, em consequência de uma grande seca. Em razão da reforma do ensino, o Colégio São José, principal fonte econômica do mosteiro, inaugurado em março de 1903, foi obrigado a fechar. Seis anos depois, no primeiro dia de fevereiro de 1921, a Santa Sé decretou a extinção canônica do mosteiro e somente oito anos depois, em julho de 1929, a abadia foi transferida para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em usufruto perpétuo, explicou Irmã Oliva.

Conforme Irmã Oliva não há registro histórico de quem foi o arquiteto e o engenheiro da obra de construção do prédio. Apenas se sabe terem sido europeus, com recursos doados pela própria comunidade. "No Ceará, existem edificações muito parecidas no Maciço de Baturité. O Mosteiro dos Jesuítas, no Sítio Olho-d´Água, naquele município serrano, é uma delas", acrescenta a religiosa.

Mais informações:

Mosteiro Santa Cruz Serra do Estevão
Distrito de Dom Maurício - Quixadá
(88) 3451.1001
smic.oliva@hotmail.com

Jesuítas acolhem em Baturité

Baturité.
Situado a pouco mais de 4 quilômetros do Centro de Baturité, o Mosteiro dos jesuitas do Sagrado Coração de Jesus ainda preserva as características da Escola Apostólica fundada em 1922.

Capela do Mosteiro de Santa Cruz, na Serra do Estevão, em Quixadá, mantém atividades litúrgicas regulares, coordenadas pelas irmãs religiosas missionárias
A construção de pedras foi erguida por padres portugueses da Companhia de Jesus e guarda objetos de antigos moradores. O vão principal tem 110 metros de frente por 78 de fundo. Os traços arquitetônicos foram cuidadosamente planejados pelo padre jesuíta português Antônio de Oliveira Pinto. Atualmente o monastério abriga dois padres e um irmão. Há missas, aos sábados e domingos na capela do Sagrado Coração de Jesus. A cerca de 1,5 km dali também existe um mirante, no alto de uma colina.

Conforme o atual administrador do Mosteiro, o padre Antônio Tabosa, vez por outra o lar religioso funciona como pousada. Fica aberto para hospedagem do público, mas somente nos intervalos dos eventos e encontros religiosos. O período de funcionamento da portaria é bem diferente de outras pousadas. Fecha às 21 horas. A prioridade são realmente os eventos e a acolhida de grupos religiosos. Atualmente, ele está organizando a recepção para mais um deles. No início do próximo ano, de 2 a 4 de maio, a antiga Escola Apostólica receberá 300 jovens do Movimento Eucarístico de todo o país. Logo depois haverá o Encontro dos secretários nacionais do Apostolado do Coração de Jesus na América Latina.

No meio do ano, de 15 a 20 de julho, foi a vez do mosteiro acolher o Magis 2013, uma experiência espiritual, cultural, pastoral, social e missionária de jovens que cultivam a espiritualidade inaciana. O Encontro, preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), contou com peregrinos da Argentina, Uruguai, Chile, Canadá e também com jovens da comunidade de Baturité. A JMJ foi realizada logo depois, tendo início em Salvador, de 12 a 14 de julho, de onde os participantes saíram para diferentes partes do país para experiências sociais, espirituais, ecológicas, voltando a encontrar-se no Rio de Janeiro, de 21 a 28 daquele mês para integrar-se às atividades da JMJ.

Um pouco mais à frente, ainda na região do Maciço, mas já no município vizinho, Guaramiranga, o Convento de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecido como Convento da Gruta, também mantêm traços arquitetônicos similares ao da casa apostólica dos jesuítas, de Baturité. A edificação é praticamente uma réplica do mosteiro beneditino de Santo Domingo de Silos, em Burgos, na Espanha, comentam os missionários.

Internet

A página virtual da Pousada Capuchinhos, conta um pouco sobre o antigo Convento, transformado numa pousada. Está aberto aos religiosos, ao clero e ao povo; como casa de hospedagem e encontros, sobretudo para grupos ou pessoas dedicadas a orações e retiro.

A transformação para fins hoteleiros obrigou os frades a realizarem várias reformas, como a instalação de banheiros nos quartos, a implantação de recepção, restaurante, cozinha e até um auditório. O entorno foi transformado num sítio.

Missões

O convento de Guaramiranga nasceu de um projeto da Cúria Geral dos Capuchinhos, com o propósito de promover o desenvolvimento das missões da Congregação do Norte do Brasil, levando-as a organizarem em conjunto um noviciado.

Após uma sondagem minuciosa, Guaramiranga foi escolhida para instalação da casa de formação. Em 18 de Dezembro de 1935, a Ordem Capuchinha no Brasil comemorou a conclusão da construção do convento dando inicio a nova fraternidade e a formação religiosa. Com o incremento das atividades culturais no município, o convento passou a ser um disputado espaço de hospedagem na região.

Mais informações:

Mosteiro Sagrado Coração de Jesus Sítio-Olho D´água - Baturité
Telefone: (85) 3347.0362
Convento de Guaramiranga
Telefone: (85) 3321.1112

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR
Por: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário