http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 12 de março de 2014

Prefeito de Milhã participa de encontro do Conpam que reuniu 300 gestores


No auditório, os prefeitos de Palmácia, José Bodega; de Varjota, Rosa Cândida; de Capistrano, Cláudio Saraiva; Meruoca, Manuel Costa; de Iguatu, Aderilo Alcântara; de Milhã, Otacílio Macedo e de Jardim; o vice-presidente do Conpam, Afonso Neto, e secretários de meio ambiente e de agricultura de 144 municípios.

Com mais de 300 participantes, dentre os quais oito prefeitos, ocorreu, terça-feira, 11/03, no auditório do Centro Espiritual Uirapuru, o I Encontro de Gestores Municipais, evento do Governo do Estado organizado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam. 

O presidente Bruno Menezes, durante sua fala na abertura do Encontro, salientou ter recebido do governador Cid Gomes, como principal responsabilidade da sua gestão, a de cuidar dos Resíduos Sólidos. 

Apesar de ser um compromisso do município, ele disse que encara a responsabilidade de capitanear esse processo e “para tanto, vem trabalhando um modelo Regionalizado de Gestão de Resíduos Sólidos, que consiste na identificação de arranjos territoriais entre municípios, com o objetivo de compartilhar serviços ou atividades de interesse comum. Isso nos permitirá maximizar os recursos humanos, financeiros e de infraestrutura em cada arranjo, de modo a gerar economia de escala.” Destacou ainda a sua felicidade em ver tanta gente querendo discutir a problemática ambiental. 

Na solenidade de abertura, usaram da palavra, o secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, que ressaltou a importância do Encontro e explicou como estão os consórcios trabalhados pela secretaria das Cidades. O presidente no exercício da Aprece, prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, que destacou sua preocupação com gestão dos resíduos sólidos, conforme a Lei Federal nº 12305/10, que determina o fim dos lixões este ano. 

O promotor de Justiça, Amisterdan de Lima Ximenes colocou o Ministério Público como aliado, nessa busca para fazer as coisas acontecerem, num pacto entre a sociedade e os organismos públicos. O presidente da Arce, Fabio Timbó também destacou a expectativa da Agência para que a política dos Resíduos Sólidos seja implantada. O Superintendente da Semace, Ricardo Araújo, disse que o órgão tem, feito esforço para colaborar com as autorizações para que os aterros sanitários sejam implantados. A presidente da rede de catadores, Maria Nilda bota fé na valorização do trabalho dos recicladores, na coleta seletiva. 

Compondo a mesa também estavam : O delegado federal, Francisco Sombra; a gerente de educação ambiental de Fortaleza, Edilene de Oliveira, o membro da comissão técnica do projeto Orla, Pragmácio Telles e da Comissão do Selo Município Verde, professora Nágila Maria. No auditório, os prefeitos de Palmácia, José Bodega; de Varjota, Rosa Cândida; de Capistrano, Cláudio Saraiva; Meruoca, Manuel Costa; de Iguatu, Aderilo Alcântara; de Milhã, Otacílio Macedo e de Jardim; o vice-presidente do Conpam, Afonso Neto, e secretários de meio ambiente e de agricultura de 144 municípios cearenses. 

O Encontro - Durante o dia, foram discutidos e apresentados o Panorama Estadual de Resíduos Sólidos, por Humberto Júnior, da consultoria ambiental contratada, a nova Metodologia do Programa Selo Município Verde ficou a cargo de Leorne Souza, a Aferição dos Critérios para o Índice de Qualidade do Meio Ambiente, que repassa 2% do ICMS devido aos municípios, com a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias e a Certificação Praia Limpa. Por DivulgaMilhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário