http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coelce alerta sobre os cuidados com a energia elétrica nas férias

Segurança com a população - Os meses de janeiro, julho e dezembro são os mais esperados pela garotada. Quando a brincadeira começa em casa ou perto dela, alguns cuidados básicos em relação à rede elétrica devem ser tomados. É necessário, por exemplo, orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa perto dos fios da rede elétrica.

É importante também evitar sempre ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada, principalmente quando a casa não tem ninguém, pois tal procedimento pode causar sobrecarga e curto-circuito.

O computador deve receber atenção especial dos pais. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por 70% do consumo.

As crianças costumam dormir geralmente assistindo a desenhos animados ou filmes. Quando pegam no sono, a televisão continua ligada e, a energia, sendo consumida. A dica é colocar, quando possível, temporizador para seu desligamento automático.

Ao viajar, primeiramente, deve-se apagar todas as luzes e desconectar antenas de televisão, cabos de telefone e provedores de internet. Além disso, desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo, pois, apenas desligar, sem retirar os aparelhos da tomada, pode causar uma sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios.

A sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento (stand by). Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel.

Economia - Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), “o consumo de aparelhos em stand by pode representar 12% do consumo doméstico de energia”. Para aqueles que quiserem deixar uma lâmpada acesa, uma solução é a instalação de uma eficiente (fluorescente compacta) com baixa potência.

Pipas - Nas férias escolares, o número de acidentes com arraias aumenta. Por isso, a Coelce dá algumas dicas para evitá-los:

· Oriente as crianças a soltar arraias longe da rede elétrica.
· Nunca tente retirar uma pipa presa aos fios e não use cerol. Além de ser muito perigoso, pode também causar falta de energia.

Mudança na legislação - Agora é lei. Desde o dia 1º de janeiro, somente podem ser comercializadas tomadas, plugues e adaptadores com dois ou três pinos arredondados (o terceiro serve como aterrador).

A regulamentação de plugues e tomadas, elaborada pelo Inmetro, considera as normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem o intuito de evitar acidentes domésticos e de contribuir para a economia de energia elétrica.

Segundo o Inmetro, existiam mais de dez modelos de plugues diferentes e quantidade semelhante de tomadas no mercado, o que causava confusão e contratempos.

E não esqueça: prevenção é a melhor combinação para férias com segurança. Qualquer dúvida ou emergência, entre em contato com a Coelce pelo número 0800.285.0196.

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa
(85) 3453.4883 / 3453.4822/ 9993.9553
Leia mais em www.coelce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário