http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pré-estação Em 14 cidades, não houve registro de chuvas neste ano

Segundo boletim da Funceme, não houve ainda registro de chuvas em 14 cidades no Ceará. Em Uruburetama, uma das cidades na lista, entretanto, já choveu, de acordo com moradora, embora não no posto da fundação.


As chuvas de pré-estação que atingem o Ceará desde novembro e se intensificaram na última semana não foram registradas em 14 cidades no Interior, segundo boletim mensal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os postos da Fundação em Cruz, Moraújo, Apuiarés, Uruburetama, Chorozinho, Jaguaretama, Jaguaribara, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole não captaram a incidência de chuvas desde o dia 1 de janeiro até ontem, 26.

A dona de mercantil em Senador Pompeu, Selma da Silva, afirma que a situação na cidade se complica, porque já não há chuvas regulares desde 2011. “Já estamos em janeiro e até agora nada (de chuva)”, reclama. De acordo com ela, nem a famosa chuva do caju decidiu aparecer no período anterior à quadra.

Em Jaguaretama, a locutora Kilvia Diógenes não vê perspectiva de chuvas. O dia é sempre limpo, e o sol é ardente. “O pessoal está tendo fé, mas está muito difícil continuar desse jeito”, destaca. A terra continua árida desde o início da estação seca.

Para o recepcionista Erian Gomes da Silva, que trabalha no hospital de Piquet Carneiro, as opiniões se dividem: a aposta num bom inverno fica na dependência da fé de cada um, mas a conclusão geral é de que, em fevereiro, pelo menos, não deve vir chuva. Talvez em março, segundo ele.
Postos - Em Uruburetama, mesmo a listagem dando conta da falta de chuvas, a atendente de farmácia Rociclea Ávila contesta. Diz que houve quatro precipitações no mês, ainda que não tenham sido “fortes, mas razoáveis”. Sábado, 20, foi uma delas. Neblinou durante o dia e choveu à noite.

Essa incompatibilidade se deve à distribuição dos postos de coleta da Fundação. Como as chuvas não caem equitativamente em todo o Município, o lugar onde está instalado o posto pode não receber água.

Cruz, Apuiarés, Moraújo, Jaguaretama, Jaguaribara, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole são casos em que há apenas um posto de coleta em cada uma.
Previsões - A Funceme aposta que há 45% de probabilidade de que as chuvas de fevereiro a abril deste ano fiquem abaixo da média histórica do Ceará, conforme O POVO publicou na edição do último sábado. A tendência é que a baixa incidência de chuvas intensifique a situação de seca por que passa quase a totalidade das cidades cearenses. Muitas estão em emergência.

ENTENDA A NOTÍCIA A seca que atinge o Ceará desde o ano passado ocasionou perdas quase totais de safra e fez diminuir até 80% o número de cabeças de vários rebanhos. Com as previsões, a situação crítica deve persistir este ano.
A reportagem é de Alan Santiago alan@opovo.com.br Leia mais www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário