http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vale do jaguaribe Colapso no abastecimento é descartado

Jaguaretama. Este município enfrentou a falta de água durante quase uma semana e entrou em contato com a Cogerh para solucionar a situação. Durante cinco dias a população que reside na sede, distante 240 Km de Fortaleza, enfrentou dificuldades com a falta de água. Em reunião com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), representantes do município foram informados que não há o risco de colapso no abastecimento e que a situação já está sendo normalizada.

A reunião teve por finalidade regularizar o fornecimento de água para o município , que deverá passar por melhor gerenciamento dos recursos hídricos, a fim de atender as demandas das populações da cidade e do campo.

A falta de água que ocorreu em Jaguaretama seria pouco provável já que o município está localizado na margem esquerda do Castanhão, maior açude público do Ceará. Após essa recente falta de água, a prefeitura de Jaguaretama entrou em contato com a Cagece e foi informada de que a falta de água foi provocada por três fatores. A vazão que sai de Solonópole e abastece Jaguaretama foi reduzida, o leito do rio estava sujo o que impedia a passagem de água, além das bombas de água usadas por agricultores na irrigação de suas plantações que estão localizadas no percurso do rio.

A prefeita de Jaguaretama, Ila Pinheiro, acredita que se a Cagece tivesse informado ao município que o leito do rio estava sujo o problema não teria acontecido. Logo após o técnico da companhia verificar o problema, a administração municipal entrou em contato com a Cogerh que prontamente enviou máquinas para a limpeza.

Nesta semana a prefeita Ila Pinheiro, vereadores e o deputado estadual Dedé Teixeira se reuniram em audiência pública com o presidente da Cogerh, Rennys Aguiar Frota, para levar a situação do município e encontrar uma solução definitiva para o problema. Rennys Aguiar descartou o risco de colapso no abastecimento na cidade de Jaguaretama desde que sejam geridos os recursos hídricos existentes no açude Boqueirão que é abastecido pelo Riacho do Sangue, que abastece também a cidade de Solonópole.

Para o presidente da Cogerh, o grande problema que afeta o abastecimento em Jaguaretama são os agricultores que bombeiam água irregularmente do rio que abastece a cidade. "Precisa ser feito de imediato um cadastramento de todos os irrigantes que captam água do rio", diz Rennys. Para a Cogerh, o processo precisa envolver a sociedade organizada das cidades de Jaguaretama e Solonópole com o Ministério Público para que providências sejam tomadas de imediato.

Segundo a Cogerh, existe água suficiente para o abastecimento total de Jaguaretama e dos agricultores até 2014.

Satisfatório - Após a reunião com a Cogerh, a prefeita Ila Pinheiro reconheceu que a iniciativa foi satisfatória e foram apresentadas saídas viáveis para o problema. "Gostamos muito das soluções e prontamente a companhia disponibilizou máquinas para a limpeza do rio, o que já proporcionou a regularização do abastecimento e estamos na expectativa de que este estudo resolva definitivamente o problema sem afetar o município e os agricultores que também precisam da água".

Ainda segundo a prefeita, um dos próximos passos é colocar em andamento um estudo prévio feito com a Cagece para a construção de uma adutora para recolher água diretamente do Castanhão para Jaguaretama.

Mais informaçõesPrefeitura Municipal de Jaguaretama, (88) 3576.1305
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Fone: (85) 3218.7020
Marcos Mendes - Colaborador. Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário